quinta-feira, 30 de abril de 2009

Universidade Federal I

Na última segunda-feira, estive reunida com a Comissão de Implantação da Universidade Federal Fronteira Sul e o Movimento Pró- Universidade Federal, para discutir o Plano Pedagógico Institucional, o acesso e a permanência dos estudantes, a Gestão Institucional e os concursos para docentes e técnicos da UFFS.

O debate foi muito positivo, pois é consenso entre todos os membros da Comissão e do Movimento de que a Universidade deverá democratizar o acesso à educação superior, especialmente à população mais carente da região. Para se ter uma idéia, no Brasil existem hoje 2.270 Instituições de Ensino Superior. Entre elas, apenas 248 são públicas – 105 federais e 143 estaduais.

Outro dado que chama atenção é que, atualmente, 89% dos estudantes de Ensino Médio estão nas escolas públicas e somente 11% estão nas particulares. Porém, esta minoria é quem ocupa grande parte das vagas das universidades públicas. Por isso, a Comissão defende que a mesma porcentagem de alunos do Ensino Médio público seja destinada para os futuros estudantes da UFFS, ou seja, 89% das vagas. A segunda forma proposta para definir a classificação dos candidatos é a renda, pois queremos que os estudantes das classes mais baixas sejam favorecidos e tenham o direito de entrar para uma universidade gratuita e de qualidade.

Outro assunto discutido foi a questão da permanência. Defendemos o acesso a moradia, auxílio-saúde e transporte e bolsas de pesquisas. Não adianta o aluno conseguir a vaga e ter que desistir por não ter como se manter na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário