quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nota de esclarecimento

Em nome do Movimento Pró-Universidade Federal, manifesto-me com relação ao anúncio feito sobre a implantação da UFFS em Chapecó, ontem, 06 de maio. Agora o Prefeito criou uma Comissão Municipal, pois está preocupado com a não participação da sociedade chapecoense nas decisões. Será que a sociedade não está participando? Quem faz parte do Movimento Pró-Universidade não são representantes da sociedade? Ou será que, agora depois da grande batalha, ele não quer tirar proveito político com isso? A Prefeiura deve fazer sua parte sim, mas não deslegitimar ou desrespeitar o trabalho feito até agora.

Veja bem: Em 2005, a idéia da Universidade Federal foi formalizada através da proposição do Deputado Federal Cláudio Vignatti. De lá para cá, criou-se um primeiro projeto, através da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, que foi apresentado aos representantes da classe produtiva e, na ocasião, referendado por todos.

Em agosto de 2008, mais uma vez, as entidades de classe, Prefeitura Municipal de Chapecó e Governo do Estado foram convidados a participar de uma exposição sobre os andamentos do referido projeto. De 2008 a 2009, todos os passos foram divulgados e inúmeras conversas foram feitas com as entidades empresariais, para que todos acompanhassem e ajudassem a propor ações para a implantação da UFFS. Da mesma forma, foram feitos vários contatos com a Prefeitura, por meio do Deputado Vignatti.

Nos últimos meses, mais exatamente no dia 25 de fevereiro de 2009, na Sede do CDL, em Chapecó, reunimos 30 lideranças de vários setores, representando a classe produtiva, para divulgar e também ouvi-los sobre o cronograma de implantação da Universidade Federal.

No dia 29 de abril, estivemos no gabinete do prefeito João Rodrigues, solicitando efetivamente a participação da Prefeitura Municipal na destinação das áreas e locação de estruturas provisórias para que o cronograma de início das aulas, previsto para março de 2010, não atrase. Na ocasião, também foi comunicado ao prefeito de que a Comissão de Implantação já viabilizava locação de espaços, como é o caso do Colégio Bom Pastor. Da mesma forma, o presidente da Comissão de Implantação, professor Dilvo Ristoff, informou que já foi realizado contato com as proprietárias do referido Colégio e também com a SDR, através do Secretário de Desenvolvimento Regional, Luciano Buligon.

Com isso, queremos esclarecer a todos que o Movimento Pró-Universidade Federal sempre buscou a participação e o envolvimento das entidades chapecoenses. Acreditamos que este processo é vitorioso e a luta mais difícil já foi feita. As comissões que trabalharam incessantemente para conquistar tal direito tiveram todas as preocupações e cuidados para a concretização da instalação da Sede da UFFS, em Chapecó.

Agora é o momento de unir esforços. A Comissão de Instalação, nomeada pelo MEC, e o Movimento Pró-Universidade Federal estão abertos à sugestões e ao diálogo, desde que todo o trabalho e esforço realizado até o momento não seja desrespeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário