sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aquecedor solar de baixo custo

Recentemente, encaminhei à Câmara Municipal de Chapecó um projeto que torna obrigatória a instalação de aquecedor solar de baixo custo nas casas populares, construídas com recursos oriundos do governo federal, estadual ou municipal. Acredito que a utilização de energias renováveis em todo o planeta reduz custos e danos ao meio ambiente, pois busca o uso racional dos recursos naturais.

Nesta semana, fizemos uma visita ao professor de matemática e morador do Bairro Efapi, Aloísio Pedro Hammes, que criou um aquecedor solar de baixo custo e já tem retorno visível. Ele disse que a economia na conta de luz chega a 20%. A ideia surgiu após ler uma cartilha de Celesc e de um projeto construído na escola em que atua. Hammes utilizou garrafas PET, caixas de leite longa vida, canos, conexões e caixa de água. O custo fica em torno de R$ 200,00. Com todos os materiais, em poucas horas você tem o aquecedor solar pronto. Hoje, o sistema aquece a água para uma família de seis pessoas.

Além disso, o Governo Federal anunciou que vai incluir aquecedor solar no Programa de Habitação “Minha Casa Minha Vida”, que deverá entregar até um milhão de moradias. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a economia na conta de luz chega a até 40% ao mês, pois apenas o chuveiro elétrico é responsável por um terço da energia consumida em uma residência. Desta forma, a redução do custo na conta de luz permite que as famílias utilizem o recurso para outros investimentos, melhorando a qualidade de vida destas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário